Dr Eduardo Arbildi

Descubra a cirurgia sem cortes: o tratamento definitivo da Joanete!

O joanete, conhecido no mundo médico como Hálux Valgo, é uma deformidade adquirida do pé muito característica: aquela protuberância óssea dolorosa na parte de dentro do pé, como mostrado na foto abaixo.

Neste texto vou te apresentar tudo que você precisa saber sobre a Joanete, desde as causas até o tratamento definitivo para ela: a cirurgia sem cortes.

joanete

Procurando o melhor médico para tratamento definitivo do Joanete? Conheça o Dr Eduardo Arbildi!

Melhor médico para tratar o Joanete? Dr Eduardo Arbildi

Joanete

O Dr Eduardo Arbildi é médico formado em Ortopedia e Traumatologia, com treinamento especializado em tratamento do Joanete!

Ele atende na cidade de Anápolis, em somente com consultas particulares (entenda mais aqui), onde você tem tempo para conversar sobre todas as suas queixas e tirar todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia!

O Dr Eduardo faz o tratamento mais moderno disponível hoje para a joanete: a cirurgia percutânea, sem cortes! Onde somente são feitos pequenos furos na pele que praticamente não deixam cicatrizes!

A técnica tem ótimos resultados, com menos dores e com uma taxa mínima de recorrência do joanete! Sendo um ótimo investimento para a melhora da dor e garantia da melhora da deformidade!

Ficou curioso e gostaria de agendar uma consulta? Clique no botão abaixo!

O que é Joanete?

joanete

A joanete é uma deformidade do pé onde o dedão do pé (hálux) se desvia em direção aos outros dedos, criando uma protuberância na base do dedão, como na foto acima!

Também conhecido como hálux valgo, essa condição é causada por um desalinhamento entre o primeiro metatarso e a falange do dedão, afetando também estruturas como a cápsula articular e ligamentos.

A joanete é um quadro progressivo e de difícil controle sem cirurgia, porém, isso não significa que não existam casos onde não seja necessário realizar um procedimento cirúrgico (como nos casos de joanetes mais leves)!

Este tipo de avaliação somente pode ser realizada por um ortopedista, de preferencia com treinamento especializado na área de cirurgia do pé e tornozelo, como o Dr Eduardo Arbildi.

Clique no botão abaixo para agendar hoje ainda sua consulta de avaliação dos seu joanete!

Causas Comuns

A joanete é uma deformidade complexa, tendo várias estruturas alteradas e por isso costuma ter diferentes origens

Não necessariamente a causa do joanete de uma amiga ou parente próximo será a causa da sua!

Algumas causas que podemos citar são:

  • Genética: Histórico familiar de joanetes aumenta o risco (a maior causa de joanete)
  • Calçados inadequados: Uso prolongado de sapatos de salto alto e bico fino (sapatos com a câmara anterior fina ou justa)
  • Doenças reumatológicas: Artrite reumatoide pode contribuir para o desenvolvimento de joanetes.
  • Desalinhamento biomecânico: Problemas como mobilidade aumentada das articulações da parte de trás do pé (como pés planos/chatos)

Sintomas

Os sintomas incluem dor, rigidez da articulação, dificuldade para caminhar e o desalinhamento visível do dedão, que pode também afetar outros dedos, dificultando o uso de calçados.

Os sintomas podem ser piores caso utilize calcados com uma numeração menor do que a que você deveria utilizar ou com o uso incorreto de órteses.

Nao se esqueça: a recomendação de calcados e órteses é uma função do médico ortopedista com formação em cirurgia de pé e tornozelo, não siga qualquer recomendação que vê por aí na internet ou então de outras especialidades sem o devido treinamento!

Tratamentos

joanete

O tratamento para joanetes depende da gravidade (leve, moderado e grave), sendo avaliado por radiografias ou ultrassonografia.

Porém, apesar da categoria, sempre envolverá as mesmas medidas iniciais, que mesmo com o procedimento cirúrgico, DEVEM ser mantidas pelos pacientes.

Elas são:

  • Calçados adequados: Você deve trocar os sapatos que utiliza, devendo priorizar aqueles com a câmara anterior amplos e com bom suporte para o calcanhar, sem saltos.
  • Fisioterapia: Exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura do pé (CORE do pé) e da panturrilha (batata da perna)
  • Análise de marcha: você deve passar por uma avaliação do padrão de macha que você tem, pois alterações como pés cavos ou planos alteram o planejamento cirúrgico (caso seja necessário) e o uso de órteses (como palmilhas).

Tudo isso pode ser associado ao uso de medicações analgesias e anti-inflamatórias a depender da avaliação médica.

joanete

Em casos leves, além das medidas acima, estudos comprovam que o uso de órtoses e separadores de dedos, quando associados ao alongamento e fortalecimento, auxiliam na redução de até 5 graus na angulação do joanete.

Por isso, caso o joanete esteja doloroso e seja considerado leve, podemos optar por este tipo de tratamento, desde que com o acompanhamento seriado correto para evitar uma evolução negativa do quadro.

Em casos em que os pacientes tem muitas dores ou tem deformidades moderadas a graves a única alternativa é o tratamento cirúrgico.

A cirurgia

A cirurgia para o joanete tem evoluído ao longo do tempo, atualmente sendo realizada com apenas pequenos furos na região de dentro dos pés.

Damos a essa técnica o nome de “minimamente invasiva” ou “percutânea”.

Como ela é realizada?

Arquivo pessoal do Dr Eduardo Arbildi

Esta cirurgia realizada uma quebra no osso do metatarso, procedimento que chamamos de “osteotomia”.

Após este corte realizamos o reposicionamento ósseo para o novo local, realizando a fixação (estabilização) do osso com parafusos especiais para Joanete.

Com este novo posicionamento do osso temos uma garantia da melhora da deformidade e uma diminuição muito grande nas chances de retorno dela!

A dor com esse procedimento é bem menor, visto que não realizamos grandes agressões à pele e tecidos ao redor do joanete!

Como é o pós operatório desta cirurgia?

Pensando na melhor experiencia do paciente, desenvolvemos junto com a equipe de anestesia um procedimento indolor para melhorar sua dor no pós operatório:

Realizado ao termino da cirurgia, ainda em sala no centro cirúrgico, realizamos um bloqueio guiado por ultrassom dos nervos que geram a sensação de dor no local da cirurgia!

Alinhado a este cuidado, nossa equipe fornece no momento da internação um sapato personalizado próprio para proteção da cirurgia!

Com ele, todos os nossos casos operados com a técnica cirúrgica sem cortes são estimulados a caminhar já no momento da alta hospitalar.

Tudo isso em conjunto com um curativo especial para ajudar a diminuir o edema (inchaço), temos resultados superiores e que te proporcionam um conforto álgico maior na sua recuperação!

Deseja conhecer mais sobre a técnica ou agendar o seu procedimento? Entre em contato pelo botão abaixo!

Ela é melhor que a cirurgia “aberta”?

Estudos e a nossa vivência clinica nos permitem dizer que a cirurgia sem cortes tem diversas vantagens!

Ela é melhor no quadro da dor (que é menor), tempo de retorno para a caminhada (que também é menor!) e na parte estética (cortes) a minimamente invasiva também é melhor!

Porém, a aberta ainda tem suas indicações. Como para grandes deformidades ou pacientes com a estrutura óssea muito frágil (não suporta bem os parafusos utilizados na minimamente invasiva).

A verdade é que a cirurgia minimamente invasiva ainda é uma técnica nova e está tendo suas indicações aumentadas, por isso, não se assuste caso seu médico queira indica-la em alguma das situações que citei acima, provavelmente ele tem experiencia na técnica e confiança suficiente para utiliza-la no seu caso.

Porém, como você já leu este artigo, sinta-se a vontade para perguntar ao seu médico. Quem tem confiança no que faz dificilmente terá dificuldade em explicar a resposta dele a você.

E como é feita a cirurgia aberta?

Ela costuma envolver cortes maiores que o da cirurgia percutânea, o que te torna suscetível a cicatrizes maiores e possivelmente com estética pior.

A base é a mesma: corte no osso e deslocamento do fragmento distal do metatarso para a sua posição correta.

joanete

A diferença está na possibilidade de manejo de partes moles (capsula, ligamentos e fibroses) nesta técnica.

Podendo também associar o uso de placas e parafusos, como na técnica mostrada na imagem acima.

Prevenção

Para prevenir joanetes, use calçados de câmara anterior larga, evite saltos altos e faça exercícios regulares para manter a saúde dos pés e mantenha sempre em dia suas consultas com o seu ortopedista de confiança!

Quer saber um pouco mais sobre ortopedia? Confira o nosso COREcast!

Aqui estão alguns artigos que podem te interessar também!

https://dreduardoarbildi.com.br/artigos

Fonte:

https://www.abtpe.org.br/saude-tornozelo-pe/joanetes

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Bem-vindo!
Olá
Gostaria de agendar uma consulta? Clique no botão abaixo!