O médico mais qualificado para te atender e diagnosticar qual o motivo da Dor no Tornozelo é o ortopedista com treinamento avançado, ou especialista, em medicina e cirurgia do pé e tornozelo.
O Dr Eduardo Arbildi é Ortopedista e é especializado na área de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo, assim como em Ortopedia e Traumatologia do Esporte!
Ele atende na cidade de Anápolis-GO, em um consultório na melhor clínica de ortopedia e reabilitação do estado: o CORE!
Neste artigo ele vai te contar os maiores motivos que levam os pacientes com Dor no Tornozelo a procurar o especialista em pé e tornozelo, assim como quais sao os diferenciais de um bom médico especialista nesta área, para que você saiba o que esperar de uma boa consulta com ele!
Não se deixe enganar, nem todo ortopedista (ou até mesmo alguns especialistas em pé e tornozelo!) tem a capacidade suficiente para diagnosticar problemas específicos, ainda mais em pé e tornozelo, uma área tão complexa do nosso corpo!

Melhor médico especialista para Dor no Tornozelo?

Porque voce deveria consultar com o Dr Eduardo?
O diferencial do Dr Eduardo é o uso do aparelho de ultrassonografia em toda consulta!
O aparelho serve como uma maneira de acelerar o seu diagnóstico do porque da sua Dor no Tornozelo e propiciar um tratamento precoce e indolor para o seu problema.
Em vez de ter que realizar em outro local, aguardar o laudo e a consulta de retorno, o Dr Eduardo já realiza ali mesmo na primeira consulta um exame de ultrassonografia para avaliar o seu problema.
É claro, nem todas as patologias se diagnosticam com o aparelho, mas mais de 70% delas sim!
Então caso você se encaixe nos outros 30%, não se preocupe! O Dr Eduardo te orientará da melhor maneira possível sobre os outros exames que podem ser necessários para o seu diagnóstico completo sobre sua Dor no Tornozelo!
Deseja agendar uma consulta? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco!
O que trata um especialista em pé e tornozelo?
Sumário
- Melhor médico especialista para Dor no Tornozelo?
- O que trata um especialista em pé e tornozelo?
- Como é a consulta com um especialista em pé e tornozelo para Dor no Tornozelo?
- Quais os exames solicitados por um ortopedista durante a consulta?
- Ultrassonografia musculoesquelética: porquê melhora tanto a consulta?
- O que é musculação terapêutica?
Você deveria procurar um Ortopedista especialista em pé e tornozelo quando tiver Dor no Tornozelo, ou outros sintomas, como os citados abaixo:
- Dores e sensibilidades ao toque
- Dormência ou formigamentos
- Edemas (inchaços)
- Vermelhidão
- Excesso de calor local
- Alterações na pele (como calos, afinamento, pintas, manchas, descoloração ou hiperpigmentação)
- Alterações de unhas e pelos dos pés e dedos
Estes sinais e sintomas clínicos são avisos do corpo para algumas patologias, como:
- Entorses
- Contusões (traumas, batidas no pé e tornozelo, assim como os esmagamentos dos dedos também!)
- Fraturas
- Luxações
Estas citadas acima nós chamamos de traumáticas, pois são adquiridas devido a algum impacto provocado diretamente sobre alguma área do pé e tornozelo, como calcanhar, tornozelo e dedos!
As doenças não relacionadas ao trauma (não-traumáticas) são as próximas na lista de mais comuns de acontecer.
As mais prevalentes são:
- Tendinites
- Fascites
- Bursites
- Deformidades dos pés como a joanete (hálux valgo), bunionete ou joanetilho (joanete do dedinho do pé), dedos em garra, martelo ou taco de golfe, por exemplo.
- Artroses
- Artites causadas por doenças reumáticas e lesões de repetição (relacionadas ao esporte, por exemplo)
Todas estas são patologias adquiridas devido ao excesso de demanda sobre os pés e tornozelos, sobrecarregando os tendões, ligamentos e articulações locais, causando Dor no Tornozelo!
Dois outros motivos para procurar o Especialista em Pé e Tornozelo, seriam:
- Os pacientes com com deformidades congênitas (que já estão presentes ao nascimento) na região dos pés e tornozelos, como o pé torto congênito, por exemplo.
- A área voltada para pacientes esportistas profissionais ou amadores e aqueles com aflições secundárias ao sedentarismo. Área de formação também do Dr Eduardo Arbildi: a ortopedia e traumatologia esportiva.
Como é a consulta com um especialista em pé e tornozelo para Dor no Tornozelo?

Como um médico especializado no uso do aparelho de ultrassonografia, o Dr Eduardo Arbildi tem uma consulta um pouco diferente dos outros médicos especialistas em pé e tornozelo que você já pode ter se consultado.
A consulta gira em torno das suas queixas e duvidas, tendo um período de uma hora inteira só para você! Sendo que normalmente se dividem em 40 minutos de consulta e 20 minutos para exames clínicos e com o aparelho de ultrassom.
Neste tempo são sanadas todas as suas duvidas e exploradas todas as suas queixas relacionadas ao esporte e à cirurgia do pé e tornozelo, área de enfoque do Dr Eduardo!
Sempre será realizado um bom exame fisico e um exame com o aparelho de ultrassonografia para a elaboração diagnóstica do seu quadro atual.
Nisso tudo você já sai do consultório com uma boa ideia de qual pode ser o seu problema e quais os tratamentos disponíveis.
Lembrando que cada paciente é diferente do outro e nada impede do seu caso necessitar de exames complementares que nao temos disponíveis na clínica, tá bem? (Como radiografias, ressonância, tomografia, eletroneuromiografia etc.)
Quais os exames solicitados por um ortopedista durante a consulta?
De um modo geral, o ortopedista especialista em pé e tornozelo costuma solicitar os exames de imagem, como:
- Radiografia (Raio-x)
- Ultrassonografia
- Ressonância magnética
- Tomografia computadorizada (TC)
- Densitometria óssea

Podem também ser solicitados exames de sangue como:
- Hemograma Completo
- VHS
- PCR
- Exames para as vitaminas presentes no nosso corpo (para avaliar suas deficiência ou as hipervitaminoses)
- Cálcio
- Magnésio
- Creatinina
- Ureia
- Lipidograma
- Exames para avaliar a coagulação do sangue (TAP, TTPA)
Mas nem sempre eles sao necessários!
Ao se consultar com o Dr Eduardo, você já está livre da perda de tempo de ter que realizar uma ultrassonografia fora da clínica em outro dia e ainda ter que passar por mais uma consulta somente para mostrar os resultados deste exame!
Uma bela economia de tempo, não é mesmo?
Quando preciso levar os exames novamente para o Ortopedista avaliar?
O quanto antes seria a resposta correta. O ideal seria você procurar atendimento em um local que propicie a realização de todos ou boa parte dos exames que você pode precisar realizar.
Alguns exames podem demorar mais para sair o laudo médico e outros exames podem não ser realizados no laboratório de sua cidade, como alguns exames de sangue. Muitos podem ser mandados para outras cidades, às vezes até para fora do país, o que atrasa bastante os resultados.
Você pode buscar também um profissional que já realize algum dos exames durante a própria consulta, como a ultrassonografia, ajudando a agilizar o diagnóstico e o início do tratamento!

Ultrassonografia musculoesquelética: porquê melhora tanto a consulta?
Como uma atualização necessária para o ortopedista moderno, o aparelho de ultrassonografia vem se tornando um aliado indispensável para o atendimento ao paciente.
Ele nos propicia realizar uma confirmação diagnostica ali mesmo no consultório, sem precisar realizar o exame em outro local, aguardar pelo laudo e retornar para uma nova consulta com o ortopedista que a solicitou.
Pratico, não é mesmo? Uma consulta bem-feita, sem pressa, sem correria, com um bom exame físico e realizando testes e manobras ortopédicas especificas nos permitem diminuir bastante a lista de possíveis diagnósticos.
Isso é o básico e comum, que deveria ser feito por todos os ortopedistas. Se o ortopedista que você se consultou não fez nem isso, desconfie!
A ultrassonografia vai além, nos dando a possibilidade de acelerar o seu diagnóstico, permitindo que em uma única consulta você saia do consultório já com uma orientação a respeito do seu problema e podendo agendar sua avaliação com o fisioterapeuta ou educador físico para já elaborar sua nova rotina de reabilitação ou musculação terapêutica!
O que é musculação terapêutica?
A Musculação Terapêutica é uma modalidade de treinamento funcional que busca a prevenção de dores e desconfortos musculares através de equipamentos modernos que garantem uma estabilidade articular e proteção do movimento realizado.
O trabalho é realizado por fisioterapeutas e educadores físicos com o ideal em mente de que movimentação controlada com carga eficiente para o ganho funcional de massa muscular é a melhor forma de prevenir o retorno das dores.

Propiciando capacidade de estabilização articular, seja em joelhos, tornozelos, ombro ou coluna vertebral, fornecemos um ambiente favorável para a melhora da saúde articular, ajudando a retardar o aparecimento ou diminuindo a progressão de artroses e hernias discais, por exemplo.
Ela é a modalidade de escolha que indicamos para os pacientes tratados na fisioterapia que, após atingirem o objetivo almejado pelo fisioterapeuta e que querem permanecer sem as dores ou incômodos musculares que os fizeram realizar sessões de fisioterapia.
Essa modalidade de treinamento está disponível no CORE, onde o Dr Eduardo Arbildi atende. Ou seja, caso opte por se consultar com ele, garantimos o seu tratamento, reabilitação e um ambiente de prevenção da recorrência de suas dores, tudo em um único local, no melhor lugar do Jundiaí, em Anápolis!
Conheça abaixo um pouco mais sobre algumas patologias em nosso Podcast no YouTube!
Outros artigos que podem te interessar com temas parecidos!
- Dr Eduardo Arbildi – Especialista em pé e tornozelo em Goiás
- Dor no Tornozelo: o que pode ser?
- Dor no Pé: O que pode ser?
- Entorse de Tornozelo: 3 detalhes que você precisa conhecer!
- Dor na parte de trás do pé: o que pode ser?